segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Plano de aula: Estudo dos gêneros; carta pessoal, e-mail e Blog.


Plano de aula: Estudo dos gêneros; carta pessoal, e-mail e Blog.
Para alunos do Ensino Fundamental- 3ª fase / 2º ciclo.

Objetivos
Motivar os alunos para o estudo destes gêneros;
Reconhecer as características desses gêneros textuais;
Conhecer modelo de carta e e-mail;
Produzir cartas e e-mail;
Abrir uma conta de e-mail;
Enviar e receber e-mail;
Utilizar o e-mail para realizar produção textual.
Usar e diferenciar a linguagem formal/informal
Tempo estimado: 3 aulas
Material necessário: livro didático (página em que há um exemplo de carta pessoal), computador conectado a internet e data show.

Etapas para realização da atividade
1º etapa:
Leitura do texto (carta pessoal). Nesta primeira etapa, os estudantes deverão fazer anotações sobre coisas que lhes possam ter chamado atenção, ou seja, uma Leitura Global, para ativar o conhecimento prévio sobre o gênero e observando atentamente os elementos mais destacados, tais como:
· A primeira leitura da carta é o local, qual é a cidade ?
· Qual a data?
· Qual é a saudação em que se destina?
· Antes de terminar o texto, ela escreve uma despedida? Qual é essa despedida?
· Termina com qual assinatura?

2º etapa:

Através de perguntas realizadas, o professor passará a dirigir a classe a observar com maior cuidado, as informações e estabelecer os objetivos de leitura para compreensão das proposições básicas do texto e responder ao que segue:

· A quem se destina essa carta? Quem é o remetente?
· Que tipo de leitor é dirigido o texto?
· Qual a finalidade da carta?

3º etapa

Nesse momento os alunos farão uma leitura mais complexa, ou seja, uma leitura com mais atenção, análise, comparação, interpretação de dados do texto, percepções, consequências. Lembrando que essas operações cognitivas vão resultar em inferências.

· Como você acha que o destinatário se sentiu ao receber essa carta?
· Qual o grau de parentesco que existe entre as pessoas que estão
se comunicando?

· Que sensação causou a aventura vivida por ‘Chapeuzinho Vermelho’?
· Ao ler essa carta você lembrou um conto já lido? Qual conto é esse?
· O que você entende pela frase: “Não fique preocupado, pois
aquele lobo não vive mais”?

4º etapa
Nessa etapa os alunos posicionaram criticamente, a partir do gênero discursivo analisado, que atitudes responsivas que as informações contidas no texto podem provocar nos leitores individualmente ou até em um grupo maior de pessoas.

· Você escreve cartas?
· O que você acha de receber cartas?
· O que você acha da comunicação através de cartas?
· Quando você recebe uma carta, o que sente?
· Qual o tipo de linguagem do texto?

5 º etapa
Nesse momento o professor iniciará um debate sobre o assunto do texto, os alunos colocarão suas opiniões sobre o tema abordado e analisado.

Você concorda: através das cartas poderá trocar informações?
Como você considera a comunicação através de cartas na era da Tecnologia?
Que tipo de linguagem é usado geralmente nas cartas?

6º etapa

Iniciar uma conversa com os alunos para sondar o nível e periodicidade de contato com o computador, saber se eles têm acesso livre na internet e se utilizam para se comunicar com outros usuários. Mostrando as semelhanças e diferenças deste gênero com a carta pessoal.
Explicar como realizar o acesso a internet, entrar em um provedor de conta de e-mail livre, fazer um cadastro criando seu endereço de e-mail.
Orientar os alunos quanto ao uso do gênero e-mail para respeitar regras formais de comunicação entre remetente e destinatário.
Solicitar a produção textual de tema livre, primeiro realizar rascunho em folha de papel, transcrevê-lo para o meio virtual, enviar para e-mail da professora e demais colegas.
Sugestão: utilizar kit multimídia em sala para socializar com os alunos os princípios teóricos expostos.

Avaliação

Produção do gênero (carta pessoal) tratado em sala.
Pedir aos alunos para e laborarem uma carta endereçada a um (uma) melhor amigo (a), que não veem há muito tempo, pedindo notícias e contando as novidades. Não deve se esquecer de solicitar que eles insiram todos os elementos característicos de uma carta pessoal.
Produção do gênero (e-mail) tratado em sala.
Pedir aos alunos para e laborarem um e-mail endereçado a um (uma) melhor amigo (a), que não veem há muito tempo, pedindo notícias e contando as novidades. Não deve se esquecer de solicitar que eles insiram todos os elementos característicos de um e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário